Psicoterapia Transcultural
Serviço oferecido online, Mexico e Brasil
O psicólogo transcultural ajuda indivíduos de diferentes culturas e grupos étnicos a desenvolver o empoderamento emocional, o fortalecimento das relações socioculturais e nas relações de trabalho.
Esse período de transição existencial exige cuidado e atenção à saúde mental, pois o imigrante se sente muito vulnerável ao estresse. O suporte emocional está relacionado positivamente ao equilíbrio emocional, força psíquica e enfrentamento adequado e superação das dificuldades do processo de imigração.
O mais importante é que haja um
APRENDIZAGEM TERAPÊUTICO
e que a pessoa aprenda a
CRIAR aleternativas de vida.
O processo de deslocamento
Viajar não é apenas mudar de cidade ou país, mas também arriscar-se a experiências desconhecidas. Trabalhar, estudar ou casar em uma cidade longe da família de origem, o imigrante pode viver momentos enriquecedores e também muita solidão e incerteza. É comum que profissionais que trabalham e viagem, ou estudantes no exterior tenham crises de depressão e ansiedade.
Em muitos casos, as experiências migratórias podem ser fator de risco para patologia psíquica. O psicólogo transcultural apóia os imigrantes para redirecionarem o sofrimento psíquico, encontrarem maneiras de responder à solidão, inseguranças e desafios. A vulnerabilidade psicológica faz parte do processo migratório devido à quantidade de estresses que os imigrantes vivenciam. Dificuldades em falar e escrever a língua, distanciamento do apoio familiar, diminuição da capacidade econômica, não ser reconhecido como um indivíduo com uma identidade na sociedade acolhedora, e com dificuldade de se engajar em relações de confiança sao exemplos de barreiras culturais e socias que os imigrantes enfrentam. No início, tudo é muito difícil para o imigrante, e leva tempo para aprender a se relacionar na nova sociedade. A expectativa que o imigrante tinha com o processo de imigrar é muito diferente da realidade, e exige um grande esforço para a adaptação. O psicólogo transcultural orienta no processo de aculturação, para que o imigrante tenha sucesso mais rápido nesta jornada e encontre o equilíbrio emocional para se adaptar e viver feliz.
Morando no estrangeiro
O casamento é uma arte que deve ser equilibrada pelo casal a cada dia, são muitas adaptações, concessões e doações. O casamento com um parceiro de outra nacionalidade exige uma grande flexibilidade, compreensão e adaptação cultural. Além disso, é necessário entender como funcionam as leis de cada país em relação ao casamento, guarda dos filhos, herança, divórcio, etc. Casais com conflitos no exterior podem desencadear depressões bastante severas, principalmente para o Parceiro(a) que não fala o idioma e não tem independência econômica no país em que vive. O trabalho terapêutico online pode ajudar brasileiros em qualquer lugar do mundo, apoiando-os e capacitando-os emocionalmente para que possam agir e tomar as melhores decisões em seus conflitos.
Trabalho no exterior
Trabalhar no exterior pode exigir um domínio do idioma maior do que o esperado para ser selecionado em serviços qualificados, além disso, dependendo da área de atuação, pode ser muito caro e demorado muito para revalidar todas as licenças. É um caminho de muito esforço e, às vezes, profissionais excelentemente qualificados trabalham marginalizados por serem estrangeiros. Há momentos de sucesso e momentos em que o trabalhador imigrante se sente estagnado pelas burocracias e exigências do país acolhedor. As incertezas e a vontade de abandonar a carreira no estrangeiro combinam-se com conflitos familiares, um desequilíbrio de autoestima e objetivos pessoais. Muitos se sentem perdidos e desanimados, o psicólogo transcultural pode orientar e apoiar os clientes nesses momentos difíceis e cruciais da vida.
Viagem de estudo
Estudar no exterior é uma experiência que os jovens conectam com uma realidade muito distinta das experiências com a família de origem. Casas, refeições, passatempos, religiões e amigos são muito diversos de suas experiências anteriores e ao mesmo tempo que este contacto cultural e enriquecedor, os estudantes podem enfrentar relações sociais conflituosas e sentirem-se rejeitados.
Sentimentos de exclusão, marginalização social e discriminação podem ser fatores de depressão e solidão. O trabalho do psicólogo transcultural e importante porque apoia os alunos que têm uma grande carga de trabalhos escolares em uma língua estrangeira na qual levam mais tempo para ler e escrever academicamente, juntamente com as pressões familiares e econômicas.
O psicólogo transcultural tem experiência em ajudar os conflitos emocionais relacionados à medo do fracasso e ao desejo dos estudantes abandonarem os estudos porque se sentem esgotados mentalmente e emocionalmente. A obtenção de uma certificação em uma escola estrangeira e um processo muito estressante e o psicólogo intercultural pode orientar e apoiar emocionalmente o imigrante.
Me mande sua mensagem
+1 (619) 788-4033
lucianapodova@gmail.com
USA
Lake Elsinore, CA 92530
Brasil
A. Carlos Gomes 126 #202 Porto Alegre
México
Campanario 109/A. Durango
Cronograma
A convenir